As melhores ofertas e propostas para desfrutar na Pascoa...

.pesquisar

 

.posts recentes

. Páscoa: Programas irresis...

. HOTEL | PÁSCOA - SERRA D...

. Passeio Verde: Festeje a ...

. 10 destinos para viajar n...

. Semana Santa: Páscoa trad...

. Termas Curia Hotel - Pás...

. Miramar Hotel & SPA - Pá...

. Hotel Miramar Sul - Pásco...

. Água Hotels Riverside - S...

. Villa C Hotel & Spa - Pás...

.arquivos

. Março 2013

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

Quinta-feira, 5 de Abril de 2012

‘Burrinha’ inicia procissões da Semana Santa

Mais de 1200 pessoas, entre as quais 800 figurantes de quadros bíblicos do Antigo Testamento, protagonizam hoje o cortejo ‘Vós Sereis o Meu Povo’. Também conhecido como a ‘Procissão de Nossa Senhora da Burrinha’, este é um dos momentos grandes da programação da Semana Santa de Braga.

Organizado pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, o cortejo tem início às 21,30 horas, tendo como ponto de partida a igreja de S. Victor. A procissão percorrerá o itinerário habitual, passando pelo centro da cidade.
Os promotores estimam que no ano passado mais de 60 mil pessoas tenham assistido ao cortejo, pelo que a expectativa é de que este ano uma multidão se volte a aglomerar no centro da cidade para assistir à procissão.

Quinta-Feira Santa

Amanhã, Quinta-Feira Santa a Igreja Católica lembra o início da Paixão do Senhor, comemorando especialmente os seguintes acontecimentos: instituição do sacerdócio, instituição da eucaristia; agonia de Jesus e seu Julgamento.

Às 10 horas, na Sé Catedral, celebra-se a Missa Crismal e Bênção dos Santos Óleos. É nesta celebração que o arcebispo primaz se faz acompanhar de todo o clero da arquidiocese. Durante a celebração, D. Jorge Ortiga consagra os Santos Óleos que serão levados pelos presbíteros para as suas paróquias a fim de servirem para ungir os baptizados e os doentes.
É também na Sé que, pelas 16 horas, tem início a cerimónia do Lava-Pés, a que se segue a Missa da Ceia do Senhor.

Durante a tarde de amanhã, enquanto os fiéis são convidados a visitarem as sete igrejas que re-presentam as Sete Estações de Roma (Sé Primaz, Misericórdia, Santa Cruz, Terceiros, Salvador, Penha e Conceição/Monsenhor Airosa), os farricocos percorrem a cidade, com as suas ruidosas matracas, chamando os irmãos da Misericórdia para a procissão da noite.

É às 22 horas que sai da Igreja da Misericórdia a Procissão do Senhor ‘Ecce Homo’. Organizada pela Misericórdia, esta procissão evoca o julgamento de Jesus e celebra a misericórdia por Ele ensinada.
O cortejo abre com o grupo de farricocos, que seguem descalços, encapuçados e com grosseiras vestes de penitência. Uns empunham matracas e outros fogaréus.

A imagem do Senhor ‘Ecce Homo’ representa o Cristo que se declarara Rei e que o governador romano pôs a ridículo pondo-lhe na mão um simulacro de ceptro (uma cana verde). Foi assim que Pilatos o apresentou à multidão, dizendo ‘Eis aí o Homem!’. Além de muitas figuras alegóricas da Ceia e do julgamento de Jesus, desde 2004 esta procissão integra também alegorias das 14 obras de misericórdia, bem como figuras históricas ligadas à fundação e à história das Misericórdias, especialmente à de Braga.

Procissão do Enterro: a mais solene e imponente

Depois de amanhã, Sexta-Feira Santa o destaque vai para a Procissão do Enterro do Senhor, que começa às 22 horas.
Organizada pelo Cabido da Catedral, Irmandades da Misericórdia e de Santa Cruz e Comissão da Semana Santa, esta é de todas as procissões a mais imponente, solene e comovente. 

A procissão sai da Sé Primaz e leva pelas ruas o esquife do Senhor morto. Além das irmandades, acompanham-na cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém. Vão também os andores de Nossa Senhora das Dores e da Santa Cruz.
Em sinal de luto, os capitulares e os membros das confrarias vão de cabeça coberta. Para mostrar a sua dor, as figuras alegóricas ostentam um véu de luto. As matracas dos farricocos vão silenciosas. As bandeiras e os estandartes, com tarja de luto, arrastam-se pelo chão.

fonte:http://www.correiodominho.com

tags:
publicado por adm às 00:09
link do post | comentar | favorito
|

.links

.tags

. açores

. actualidade

. alcácer do sal

. alentejo

. algarve

. alpes

. alvito

. aquiraz

. aveiro

. beja

. braga

. bragança

. brasil

. cabo de santo agostinho

. castelo branco

. condeixa-a-nova

. crato

. crianças

. cumbuco

. curia

. dominicana

. douro

. escapadelas de páscoa

. estoi

. estremoz

. évora

. fátima

. ferias

. ferias da pascoa

. figueira da foz

. fortaleza

. gerês

. guarajuba

. horta

. jordânia

. lagoa

. lagos

. lisboa

. londres

. lousã

. manteigas

. maragogi

. marvão

. méxico

. natal

. nazaré

. noticias

. ourém

. palmela

. pascoa

. páscoa 2013

. pascoa.ferias

. pipa

. porches

. portugal

. praia do forte

. queluz

. recife

. rio de janeiro

. sagres

. salvador

. são miguel

. semana santa

. semana santa em braga

. serra da estrela

. tavira

. torreira

. torres vedras

. valença

. viana do castelo

. vila do conde

. vila pouca da beira

. vila viçosa

. viseu

. todas as tags

.subscrever feeds