As melhores ofertas e propostas para desfrutar na Pascoa...

.pesquisar

 

.posts recentes

. Páscoa: Programas irresis...

. HOTEL | PÁSCOA - SERRA D...

. Passeio Verde: Festeje a ...

. 10 destinos para viajar n...

. Semana Santa: Páscoa trad...

. Termas Curia Hotel - Pás...

. Miramar Hotel & SPA - Pá...

. Hotel Miramar Sul - Pásco...

. Água Hotels Riverside - S...

. Villa C Hotel & Spa - Pás...

.arquivos

. Março 2013

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

Terça-feira, 12 de Março de 2013

Semana Santa: Páscoa tradicional em Braga!

Semana Santa de Braga tem uma tradição multissecular. Para os mais devotos, uma viagem à cidade de Braga na época da Páscoa ficará para sempre gravada na memória. Há inúmeras celebrações religiosas, mas o ponto alto deste grandioso evento religioso é a Vigília Pascal e Procissão da Ressurreição, na noite de 30 para 31 de março (de sábado para domingo), com início na Sé Catedral. Para saber mais informações, consulte o site oficial deste daSemana Santa de Braga. Aqui encontra tudo o que necessita para estar a par das celebrações religiosas, incluindo um programa completo e um mapa legendado com o itinerário das procissões, entre variadíssimas informações úteis.

Paralelamente à Semana SantaBraga ostenta um conjunto valioso de pontos de interesse. São vários os monumentos, religiosos e não só, de grande valor patrimonial. Comece o passeio pelas ruas pedonais do centro histórico, em particular a Rua do Souto, onde habitualmente os bracarenses fazem compras. Durante o ciclo pascal, esta rua reveste-se de lençóis roxos e decoração alusiva à Paixão de Cristo, sendo uma das principais vias de passagem das procissões. A visita à Sé Catedral, onde se realiza a maior parte das cerimónias religiosas, é incontornável. Uma vez aqui, não desperdice a oportunidade de conhecer o Tesouro-Museu da Sé, que integra as várias Capelas da Catedral e o Coro Alto, assim como os órgãos Ibéricos.

Fora do núcleo urbano de Braga, no lado mais verde da cidade, é imperdoável deixar escapar a oportunidade de conhecer os Santuários do Bom Jesus e da Nossa Senhora do Sameiro. Junte ao seu roteiro o imponente Mosteiro de Tibães, a seis quilómetros a noroeste de Braga.

Durante a celebração da Semana Santa de Braga também há lugar para a cultura. A programação é rica, comconcertos de orquestras, muitas exposições e até um concurso de fotografia patrocinado pela Fnac. No que toca a espaço culturais e a exposições permanentes, vale a pena explorar o Museu Pio XII, o Museu Dom Diogo de Sousa, oMuseu da Imagem e o Museu Nogueira da Silva.

 

Conheça as celebrações religiosas mais importantes:

Dia 24 de março: Domingo de Ramos

Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa de Braga. Neste dia são celebrados três atos: Benção dos Ramos (11h00), Missa do Domingo de Ramos (11h30), Procissão dos Passos (17h00).

Dia 27 de março: Quarta-feira Santa

Cortejo Bíblico “Vós sereis o meu povo” tem início às 21h30. É organizado desde 1998 pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de São Victor.

Dia 28 de março: Quinta-feira Santa

Este dia é marcado pela Procissão do Senhor “Ecce Homo” (22h00), também conhecida como “Procissão dos Fogaréus”. Evoca o julgamento de Jesus e é uma das procissões mais marcantes das celebrações da Semana Santa. O cortejo é aberto pelo exótico grupo dos farricocos, descalços e encapuçados, envergando vestes grosseiras de penitência.

Dia 29 de março: Sexta-Feira Santa

Ofício de Laudes, às 10h00, na Sé Catedral. Às 15h00, celebração da morte do Senhor em vários atos: Liturgia da palavra, oração universal, adoração da cruz, comunhão eucarística. Lançamento de morteiros em 12 locais da cidade. Às 22h00, procissão do Enterro do Senhor, a mais solene e comovente da Semana Santa de Braga.

Dia 30 de março – Sábado Santo

Às 21h00, destaque para a Vigília Pascal e Procissão da Ressurreição, a partir da Sé Catedral, onde convergem todas as celebrações da Semana Santa e mesmo de todo o Ano Litúrgico. 

Dia 31 de março – Domingo de Páscoa

Missa Solene às 11h30 e posteriormente tem início a visita Pascal, ou “compasso”, um costume muito enraizado no norte do país. O “compasso” parte da respetiva igreja paroquial, ao som das campainhas, e dirige-se aos lares cristãos com a cruz enfeitada, que se dá a beijar a todos os presentes.

 

fonte:http://escape.expresso.sapo.pt/

tags:
publicado por adm às 20:30
link do post | comentar | favorito
|

.links

.tags

. açores

. actualidade

. alcácer do sal

. alentejo

. algarve

. alpes

. alvito

. aquiraz

. aveiro

. beja

. braga

. bragança

. brasil

. cabo de santo agostinho

. castelo branco

. condeixa-a-nova

. crato

. crianças

. cumbuco

. curia

. dominicana

. douro

. escapadelas de páscoa

. estoi

. estremoz

. évora

. fátima

. ferias

. ferias da pascoa

. figueira da foz

. fortaleza

. gerês

. guarajuba

. horta

. jordânia

. lagoa

. lagos

. lisboa

. londres

. lousã

. manteigas

. maragogi

. marvão

. méxico

. natal

. nazaré

. noticias

. ourém

. palmela

. pascoa

. páscoa 2013

. pascoa.ferias

. pipa

. porches

. portugal

. praia do forte

. queluz

. recife

. rio de janeiro

. sagres

. salvador

. são miguel

. semana santa

. semana santa em braga

. serra da estrela

. tavira

. torreira

. torres vedras

. valença

. viana do castelo

. vila do conde

. vila pouca da beira

. vila viçosa

. viseu

. todas as tags

.subscrever feeds